segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Bailarina de Vermelho é ovacionada em Araraquara


A Bailarina de Vermelho esteve no último dia 17 de maio em Araraquara , no estado de São Paulo , Brasil, convidada de honra na abertura do evento Virada Cultural Paulista 2008 onde ministrou a aula inaugural - um clássico entre as aulas inaugurais - “o enigma vazio”, arrebatando por completo a platéia araraquarense.



A coletiva de imprensa teve que ser cancelada de última hora, a musa de Dégas sentiu-se mal com o jetlag em função da longa viagem de van, inconformada a mídia local lançou mão de retaliações, embora a Bailarina tenha sido destaque nas folhas, seu espaço foi deliberadamente partilhado com outras atrações do evento.



- "Eu não ligo, quem tem um Oscar na dispensa, e um Nobel como peso de papel no escritório de Capri jamais se importaria com isso, eu já fui comunista você se esquece? Eu estava lá, em Leningrado. Acho importante dar espaço a quem está começando. Se todo o meu clipping fosse reunido não caberia em Versailles. O que importa são os fãs, quero mandar um beijão pra minha recepção de Araraquara. Amuá!"


A Bailarina ficou hospedada na própria prefeitura, que passou por uma série de reformas para acomodar sua entourage. O prefeito ofereceu um banquete em sua homenagem. Estavam presentes além do prefeito Edson Antonio Edinho da Silva, o ator, diretor, produtor, agitador cultural e gestor de projetos da Secretaria da Cultura de Araraquara Jorge Okada, a atriz, produtora e programadora de eventos do MIS Danielle Aquino , e o escritor Ignácio de Loyola Brandão, entre outras personalidades araraquarenses e artistas da Virada, como Fernanda Takai, Arnaldo Antunes e Zé do Caixão. No menu destacava-se o frango à Kiev, uma homenagem do chef José Hugo Celidônio às raízes russas da fundadora da Escola de Frankfurt, e outros pratos de sua preferência:

estrogonofe, coquetel de camarão, paillard com fettucine , arroz a piemontese, postas de hadoque dessalgadas no leite e servidas com alcaparras, arroz de frango, vol-au-vent e steak tartare. De sobremesa crepe Suzette, pêra ao vinho, bolo de abacaxi, uva caramelada e churros.


- “Aprovadíssimo o buffet, adoro a cozinha 50’s, só senti falta de escargôs, mas o frango à passarinho estava impecável. Eu nunca tive problemas com a balança, pelo contrário, quase fiz Gilda, mas eu era muito magra para os padrões hollywoodianos da época, fui miss Paquetá três vezes e, by the way, sou a eterna Garota Campari, né, coração.”


A aula inaugural abarrotou os 1750 lugares do teatro Wallace, há divergência sobre o número de fãs que teriam retornado para casa sem poder assistir à Bailarina, dados da polícia militar falam em 1300 pessoas, segundo a produção do evento 3500 pessoas teriam voltado da porta do teatro.

Dicas da Bailarina em Araraquara: comprinhas de 1, 99 na rua São Bento e as calçadas modernistas diante do Casa de Cultura Luiz Antonio Martinez Corrêa.


Não Perca!
Próximo lançamento: Ar de Araraquara.

Nenhum comentário: